Olá queridos amigos, enquanto fazia o post anterior, surgiu uma outra idéia, um tema sobre a arte do IKEBANA, também interessante, pelo motivo que desconhecia a sua hístória e origem e durante as pesquisas descobri muitos detalhes, desta sublime e sutil arte. Uma agradável opção de se criar uma arte viva, usufruindo e escolhendo seu próprio material (vaso, flores, folhas e galhos) dentro do conceito de cada estilo, que são vários, cada qual com seu princípio.
生け IKE ( VIVO) + 花 HANA (FLOR) = 生け花 (IKEBANA)
obs: o ideograma 花 HANA, quando junta-se ao ideograma 生けIKE, se pronuncia BANA,
a tradução seria Flores vivas...e assim se tratando de uma arte,
o sentido da palavra sugere, ¨ARRANJO FLORAL¨.
*A palavra ikebana é composta por Ike e Hana. Ike origina-se de três verbos: ikeru (colocar ou arrumar flores); ikiru (viver, tornar vivo ou atingir a essência de algo); e ikassu (ajudar a encontrar a verdadeira essência, tornar a vida mais pura). http://www.revistasextosentido.net/news/fj/
Também conhecido como KADOU 花道 o ideograma 花 (FLOR) também se pronuncia KA e o ideograma 道DOU (CAMINHO ), com sentido de (ensinar) e (método).
Assim, ¨CAMINHO FLORAL¨, é outro termo usado.
*Na língua japonesa, a maioria das atividades, como Judou (Caminho da Suavidade), Kendou (Caminho da Espada), Kadou (Caminho Floral), Sadou (Caminho do Chá) etc, terminam com o sufixo "Dou". Dou significa "Caminho" e isto por si só significa que se trata de uma longa estrada, não existe nada que se possa aprender e se especializar em curto espaço de tempo. http://www.budismo.com.br/faq/faq.php?q_id=73
★A HISTÓRIA DO IKEBANA
Segundo rezam os Anais Históricos do Oriente, o Ikebana teve a sua origem na Índia. Conta-se que, certa vez, Gautama - Buda, viu no chão um galho com flores em botão, quebrado pelo vento. O Buda, cheio de piedade pelas flores, pediu a um dos seus discípulos para pôr o galho na água, para que as flores tivessem mais tempo de vida.“A vida é uma dádiva divina e a suprema beleza das flores deve ser prolongada o mais possível”, foram as palavras de Buda. A partir de então, os seguidores de Buda começaram a cuidar com grande carinho de todas as flores que encontravam caídas nos jardins, fazendo com elas arranjos florais muito singelos, em homenagem a Buda. Estas oferendas - arranjos florais - passaram a decorar os altares dos templos e a fazer parte dos rituais do budismo indiano. Os monges budistas foram aperfeiçoando a sua sensibilidade artística, e chegaram a uma forma de jardinagem, de grande profundidade espiritual chamada Paisagem Seca. Foi na paz e solidão dos templos, que um monge chamado de "ermitão do lago" se dedicou à religião budista a aos arranjos florais. Os seus arranjos depressa se tornaram famosos pela sua beleza e simbologia, e monges de outros templos vinham pedir-lhe que lhes ensinasse esta arte. À arte de criar arranjos florais passou então a chamar-se Ikebana, cuja tradução quer dizer flores vivas. Esta foi a primeira escola de arranjos florais no Japão. O Ikebana começou a desenvolver-se em larga escala durante o séc. XVI. Começaram a ser usados três ramos básicos que significam respectivamente: céu, terra e homem ou sol, lua e terra, e o objetivo do arranjo é expressar o equilíbrio harmonioso da natureza. A forma básica para um arranjo oriental consiste num triângulo irregular, em que as linhas principais são descritas por três caules principais que representam: o céu (shin), a terra (soe) e o homem (hikae). No Ikebana usam-se poucas flores e a simplicidade e harmonia são a maior riqueza do arranjo. Pedras, conchas, areia ou musgo são alguns dos elementos naturais mais utilizados, para se conseguir uma completa harmonia.
Texto retirado do site:
★Após a Segunda Guerra Mundial, o Ikebana - embora mantendo seus princípios básicos - não tem se limitado à tradição, recorrendo-se a quaisquer materiais que o artista julgar capazes de expressar a beleza. Essa modernização valoriza a arte, difundindo-a internacionalmente. No Brasil, as correntes clássica e moderna convivem harmonicamente, e, pouco a pouco, o Ikebana deixa os limites da comunidade nipo-brasileira. Contando com muitas jovens professoras, não saber a língua japonesa deixou de ser empecilho para quem deseja aprender Ikebana.
IKEBANA E ESTILOS
★O Rikka, de acordo com a tradição de ikebana, é fincado em posição vertical; os galhos saem do vaso como suporte para recriar o conjunto da paisagem. No início, tinha forma livre e se utilizava de elementos em sua condição natural. Depois passaram a determinar formas rigidamente estabelecidas e complexas. Modernamente redescobriu-se as possibilidades criativas desse estilo. O Rikka é o fundamento do ikebana, e foi o primeiro estilo a ser consolidado como tal. Dele se originou o Shoka e a partir de seus três elementos (shin, soe, tai), foram criadas as bases do Nagueire e do Moribana. A partir do século XVII, foram dados nomes específicos para cada estilo de arranjo: moribana, nagueire, shoka, jiyuka (estilo livre), guendai-baná (arranjo moderno), zen-eibaná (arranjo de vanguarda), entre outros. No estilo MORIBANA (literalmente, flores empilhadas), arranjam-se as flores e galhos como se os estivesse empilhando. Baseado na estética natural das plantas, este estilo busca expressar a natureza de modo realista, descritivo. Tanto neste estilo como no Shoka, as formas básicas são determinadas por galhos com funções pré-estabelecidas. São três: Shin, Soe e Tai, que formam um triângulo. Shin é o galho principal e determina a forma geral do arranjo. Soe tem a função de apoiar o Shin. O Tai, numa função de complemento, estabelece a harmonia e equilibrio entre Shin e Soe. O SHOKA, com suas formas básicas e determinadas, é a estilização das plantas, da maneira como estas se apresentam na natureza, valorizando o vigor e a versatilidade das plantas. Com os galhos Shin (representativo de homem), Soe (céu) e Tai (terra), o arranjo quase sempre estabelece uma forma de meia-lua. No NAGUEIRE, a forma básica é caracterizada pela inclinação com galhos e flores arranjados em vasos fundos, jarras ou potes alongados. Enquanto no Moribana, os galhos possuem funções pré-estabelecidas, no Nagueire, seu papel é o de proporcionar harmonia entre as plantas e o vaso. Texto baseado no livro "Ikebana, Arte e Criação no Estilo Ikenobo", de Kimiko Abe e Tokuko Kawamura, São Paulo, editado pela Aliança Cultural Brasil-Japão, 1993.
Partes do texto retirado do site http://nikkeypedia.org.br/index.php/Ikebana
★A natureza está sempre a mudar, nascem folhas, caem folhas, as flores desabrocham , frutos amadurecem etc. A natureza tem o seu próprio ritmo e ordem O despertar para esta realidade é o primeiro passo do envolvimento no Ikebana.
O Ikebana é difícil?
O facto de o Ikebana ser uma arte como a escultura e a pintura, e equivalente a estas em todas as suas dimensões não faz dele uma arte só para alguns! Na verdade qualquer pessoa com algum tempo e habilidade consegue fazer belíssimos arranjos em pouco tempo. Na verdade, tal como em outras artes, é necessário dominar certas técnicas fundamentais antes de proceder para a criação livre.
De que é feito o Ikebana?
As várias formas de ikebana partilham certas características independentemente da escola e da época em que surgiu. Qualquer tipo de componente da planta pode ser utilizado – ramos, folhas, ervas, musgos, e frutos podem ser usados, assim como flores. Folhas secas, bem como pequenos botões de flores e botões de flores são tão considerados como flores em pleno desabrochar. Quer o trabalho seja composto apenas por um único tipo de material ou por diversos tipos de material , a selecção de elementos para o arranjo requer “olho artístico”. Um arranjo com considerável desempenho técnicocombina materiais de forma a criar uma beleza que não se consegue encontrar na natureza.
Em que difere o Ikebana dos arranjos florais comuns?
– é a sua forma assimétrica bem como a utilização do espaço vazio como aspecto integrante do arranjo na sua totalidade.Também o sentido de harmonia entre os materiais, o contentor e o ambiente são essenciais. Estas características estéticas são comuns a outras artes japonesas como pintura, jardins,arquitectura e design.
MORIBANA Style: The Ohara School
A viragem para o sec XX representou uma revolução nos estilos de IKEBANA . Já nessa altura um passatempo popular, passou a ser considerado fundamental para mulheres sofisticadas.O Senhor Unshin Ohara, professor de Ikenobo em Kobe inventou uma forma de ikebana numa taça e pediu à escola Ikenobo que passasse a incluir este estilo no seu programa. A escola recusou mas autorizou-o a utilizar este estilo numa escola dele se conseguisse arranjar alunos. Uma exposição numa grande loja em Kobe foi um sucesso estrondoso para este novo estilo. A escola Ohara tinha começado o seu próprio caminho.
Outras Escolas ModernasKoshu Tsujii, um entusiasta do Moribana foi convidado a restabelecer uma escola de Ikebana no Templo Daikakuji em Saga, que ainda hoje se chama Saga School. Choka Adachi iniciou a Escola Adachi. Aproximadamente na mesma altura apareceu um novo estilo que começou a despertar a atenção pela sua abordagem livre e colorida. Este estilo acabou por se implementar e a escola Sogetsu foi fundada em 1926. As escolas predominantes nos dias de hoje são: Ikenobo, Ohara e Sogetsu
Partes do texto retirado do site
http://www.neibert.com/FloralDetail/Ikebana_Gallery.html
★Atualmente, no Japão, há cerca de 3 mil estilos, sendo os mais populares o Ikenobô, o Ohara e o Sogetsu.
http://www.zashi.com.br/zashi_historiajapao/289.php
★Atualmente, no Japão, há cerca de 3 mil estilos, sendo os mais populares o Ikenobô, o Ohara e o Sogetsu.
http://www.zashi.com.br/zashi_historiajapao/289.php
★Dependendo estilo são utilizados outros objetos. Existem diversos estilos de ikebana.
Só a Associação Ikebana do Brasil tem cadastradas 16 escolas,
a maioria com estilos diferentes entre si.
Fonte: http://www.culturajaponesa.com.br/htm/ikebana.html
Só a Associação Ikebana do Brasil tem cadastradas 16 escolas,
a maioria com estilos diferentes entre si.
Fonte: http://www.culturajaponesa.com.br/htm/ikebana.html
http://kojikis.wordpress.com/ikebana-2/
SITES RELACIONADOS
★ Site interessante com uma informação detalhada. Vale conferir.
http://www.japaoonline.com.br/pt/ikebana.htm
★ Indico visitar este site que tem ótimas informações e variadas fotos,.
(algumas retirados deste site)
http://aidobonsai.wordpress.com/category/ikebana/
★Exposição de Ikebana
- 12º Festival do Japão
http://www.nippo.com.br/festivaldojapao2009/20090717_ikebana/circuito.html
★ Neste site tem uma explicação figurativa do significado, além de outras informações. http://www.artedeeducarcomarte.com.br/Ikebana.pdf
★ Site onde se ensina a fazer um Ikebana com fotos e explicações.
Aprenda a fazer uma ikebana passo-a-passo
http://www.nippobrasil.com.br/4.ikebana/index.shtml
★Neste site se encontra informações, fotos de Ikebanas e vasos,
além de links para mais informações. Vale conferir
http://ceramica-da-ivhe.blogspot.com/2008/12/ikebana-arte-que-harmoniza.html
http://kojikis.wordpress.com/ikebana-2/
SITES RELACIONADOS
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http://www.japaoonline.com.br/pt/ikebana.htm
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(algumas retirados deste site)
http://aidobonsai.wordpress.com/category/ikebana/
★Exposição de Ikebana
- 12º Festival do Japão
http://www.nippo.com.br/festivaldojapao2009/20090717_ikebana/circuito.html
★ Neste site tem uma explicação figurativa do significado, além de outras informações. http://www.artedeeducarcomarte.com.br/Ikebana.pdf
★ Site onde se ensina a fazer um Ikebana com fotos e explicações.
Aprenda a fazer uma ikebana passo-a-passo
http://www.nippobrasil.com.br/4.ikebana/index.shtml
★Neste site se encontra informações, fotos de Ikebanas e vasos,
além de links para mais informações. Vale conferir
http://ceramica-da-ivhe.blogspot.com/2008/12/ikebana-arte-que-harmoniza.html
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http://aidobonsai.wordpress.com/category/ikebana/
Tentei resumir o post, até pensei em só colocar links e menos fotos. Mas de tudo que pesquisei , achei melhor colocar alguns itens essenciais. O que acharam deste tema? Será que conheciam essa arte? Se alguém tem conhecimento melhor e pratica essa arte, de opiniões. Será um prazer. Como digo, sou uma eterna aprendiz.
Tentei resumir o post, até pensei em só colocar links e menos fotos. Mas de tudo que pesquisei , achei melhor colocar alguns itens essenciais. O que acharam deste tema? Será que conheciam essa arte? Se alguém tem conhecimento melhor e pratica essa arte, de opiniões. Será um prazer. Como digo, sou uma eterna aprendiz.
Não tenho postado com tanta frequência e visitado a todos, como gostaria. Mas agradeço a todos os amigos, visitantes e seguidores, pelas visitas e pelos recados. Mesmo daqueles que não podem no momento, compreendo e sei que tenho o carinho. Estou feliz por cada vez mais, conhecer pessoas encantadoras de uma enorme compreensão que ensinam e transmitem com muita sabedoria, humildade, humor, amor e respeito, para com todos. Cada qual com seu carisma e a sua maneira original e espontânea. Admiro, respeito e tenho carinho, por serem de uma personalidade firme e de uma sutileza incrível. Meu muito obrigada a todos por estarem com esta eterna aprendiz.
Um grande abraço e boas vibrações. Com carinho, Sol